Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Governo pede adiamento de alta da gasolina e diesel

15 de Junho de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Reajuste de combustíveis está previsto para esta semana.
Reajuste de combustíveis está previsto para esta semana. (Crédito: GERALDO FALCÃO / PETROBRAS)

Emissários do governo se reuniram na noite de segunda-feira, dia 13, com a diretoria da Petrobras para tentar impedir o aumento de combustíveis que a estatal planeja anunciar ainda nesta semana. A ideia é reajustar o preço da gasolina em 9% e o do diesel, em 11%, como forma de amenizar a defasagem de valores entre o mercado interno e o mercado internacional.

O governo teme que o aumento anule os esforços para aprovação de projeto no Congresso que limita o teto do ICMS em 17% para uma série de itens, entre eles, os combustíveis. Por isso, o governo quer que a Petrobras aguarde mais tempo para elevar os preços para não atrapalhar a votação.

A diretoria da estatal teria recebido bem a proposta, sem, no entanto, dar certeza ao governo de que vai manter os preços congelados. É possível, inclusive, que o porcentual do aumento seja reduzido.
A pressão do governo sobre a diretoria da Petrobras não chega a ser ilegal. Mas o artigo 117 da Lei das S.A. diz que o acionista controlador pode responder por abuso de poder quando adotar políticas ou decisões que causem prejuízo à empresa -- o que aconteceria se a Petrobras deixar de reajustar seus preços a pedido do governo.

Procurada, a Petrobras não confirmou as informações. (Estadão Conteúdo)