Economia
Empresas se unem para estimular mercado de carros elétricos
Um dos objetivos da aliança formada por oito empresas é aumentar em 10% as vendas desses veículos no Brasil
Um grupo de empresas -- que inclui 99, Caoa Chery, Unidas, Movida, Raízen, Ipiranga, Tupinambá Energia e Zletric -- criou uma aliança para estimular o mercado de veículos de zero emissões no Brasil. Entre as metas desse grupo está o aumento da participação de carros eletrificados para 10% das vendas totais no País -- hoje, essa modalidade não chega a 2% do mercado. As empresas também querem estimular a criação de 10 mil estações públicas de carregamento para esses veículos até 2025.
Para a 99, a meta específica é ter 100% da frota do aplicativo eletrificada até 2030. “O carro elétrico é o futuro, mas o processo de transformação da frota começa agora, e não queremos fazer isso sozinhos. A aliança serve justamente para unir as pontas dessa cadeia para estimular a demanda e a oferta”, afirmou o diretor do DriverLAb da 99 (centro de inovação da empresa), Thiago Hipólito.
Segundo o executivo, a meta de eletrificação total da frota do aplicativo é factível, mesmo em um horizonte de incertezas acerca da produção local de veículos elétricos. Montadoras têm afirmado que, sem uma política concreta de estímulos à fabricação, o Brasil terá dificuldades para expandir o segmento.
De acordo com dados da consultoria automotiva Bright, em 2021 a frota eletrificada -- que inclui híbridos -- era de aproximadamente 80 mil unidades no Brasil. (Estadão Conteúdo)