Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Aperto monetário do Fed faz dólar subir

23 de Abril de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Dólar.
Dólar. (Crédito: MARCELLO CASAL JR. / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL )

O índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de moedas fortes, subiu ontem (22) em meio a mais declarações favoráveis a aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

No fim da tarde em Nova York, o dólar subia a 128,55 ienes, o euro recuava a US$ 1,0798 e a libra tinha baixa a US$ 1,2834. O índice DXY avançou 0,64%, a 101,220 pontos. Na comparação semanal, o DXY registrou alta de 0,90%.

O dólar já subia no início da sexta-feira, um dia após o presidente do Fed, Jerome Powell, falar em aperto monetário mais acelerado, potencialmente de 50 pontos-base, na próxima reunião. À tarde, a presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, afirmou que defende altas de 50 pontos-base, em maio e também em outras reuniões, a fim de chegar mais rápido a uma taxa neutra de juros. Por outro lado, ela disse não ver como necessário elevar os juros em 75 pontos-base em apenas uma reunião.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse haver “chance forte” de alta de juros ainda neste ano na zona do euro. Houve ainda positivo da atividade da região, segundo o índice de gerentes de compras, mas a moeda não conseguiu avançar frente à força do dólar. Já a libra caiu após dado fraco de vendas no varejo do Reino Unido, mesmo que o Banco da Inglaterra tenha reafirmado o compromisso com aperto monetário. (Estadão Conteúdo)