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Economia

’Dark kitchen’ já soma mais de 300 franquias

27 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Rafael Matos expandiu rede de franquias para fora do Brasil.
Rafael Matos expandiu rede de franquias para fora do Brasil. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O empresário Rafael Matos ostenta hoje uma coleção de 50 pares de tênis, mas quando era mais novo e não queria chegar a algum lugar especial com o seu surrado calçado pedia um emprestado ao primo. O capixaba do Morro do Cruzamento, uma comunidade de Vitória, sempre sonhou em fazer algo que extrapolasse as fronteiras de sua cidade. A dark kitchen (restaurante que conta apenas com cozinha e faz vendas pelo delivery) que criou com amigos foi além, atravessou mares e chegou à Europa e ao México.

Tirando ele e o primo, Victor Matos, a família de oito pessoas que dividia um barraco era composta por mulheres: mãe, tia e avó e primas. Formado em pedagogia, Rafael já trabalhou vendendo bonés, em escola particular e na empresa de marketing digital de Victor, mas ambos resolveram entrar no ramo de restaurantes por ser um dos que menos se abalam em momentos de crise. Plataformas de entrega eram pouco conhecidas, e de início eles optaram por um formato mais próximo do tradicional. Mesmo assim, usaram as redes sociais.

Depois de um ano e meio, tiveram a ideia de abrir uma franqueadora. “Mas do quê?”, perguntavam-se. Botaram no papel todos os custos com o restaurante, que tinha 15 empregados, gastos com ar-condicionado e aluguel em região valorizada. Constataram que 70% do faturamento vinha do delivery, com custos expressivamente mais baixos.

Inauguraram a primeira loja em 2017, especializada em frango empanado. Rafael e quatro sócios, incluindo Victor, desenvolveram tudo: da receita, ao modelo da franquia, com escolha de metodologia própria, pensando num negócio de fácil replicação.

Do Rio Grande do Sul surgiu o primeiro franqueado comercial. No fim de 2018, a rede tinha 30 franquias comercializadas e nove em operação. No ano seguinte, o salto foi para 104 negociadas. Em 2020, a franquia passou a oferecer mais marcas na mesma cozinha: a Gringo Wing’s Planet (asinha de frango e hambúrguer) e a de cachorro quente “Julius Doggs”. No ano passado, nasceram ainda “O que comer, Fernando?”, de pratos prontos, assim como “Arroz Feijão”, e a “Uma Yá”, especializada em lámen (macarrão japonês).

Atualmente com 336 franquias (135 em implantação), o grupo ATW Delivery Brands se vende como a maior rede de dark kitchens do mundo. Cinco estão em Portugal (uma funcionando e quatro em andamento), e uma será implantada no México. (Estadão Conteúdo)