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Economia

Americanas pode ter perdido R$ 250 milhões

23 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No valor de mercado, prejuízo é de R$ 3,5 bilhões.
No valor de mercado, prejuízo é de R$ 3,5 bilhões. (Crédito: ALOISIO MAURICIO / FOTOARENA / ESTADÃO CONTEÚDO (21/2/2022))

Desde sábado com as plataformas digitais inativas por causa de um ataque hacker a seus sistemas, a Americanas -- dona da Lojas Americanas e do Submarino -- já perdeu R$ 250 milhões com a ação que foi assumida pelo grupo Lapsus. A estimativa foi feita pela XP Investimentos.

Nos últimos dias, a companhia também teve perdas relevantes em valor de mercado. Os papéis da empresa, que tiveram queda de 6,6% na segunda-feira, caíram 5,4% no pregão de ontem, encerrando o dia a R$ 29,79. A perda acumulada de valor de mercado em dois dias é de R$ 3,5 bilhões. As vendas por plataformas digitais representam 60,8% das receitas da empresa.

Em relatório divulgado ontem, a XP tomou como base a estimativa de receita do canal on-line para o primeiro trimestre de 2022. A casa estima uma venda bruta média em torno de R$ 65 milhões por dia. “Como o canal tem enfrentado desafios desde sábado, estimamos um impacto até o momento de cerca de R$ 250 milhões. Isso representa aproximadamente 3% da nossa estimativa de receita bruta no trimestre ou cerca de 1% do valor de mercado da companhia”, ressaltaram os analistas da XP.

A Americanas informou ainda no sábado que suspendeu “preventivamente” parte dos servidores do ambiente de e-commerce assim que identificou risco de acesso não autorizado, na madrugada. No domingo, a empresa voltou a suspender parte dos servidores e acionou seus ‘protocolos de resposta‘ tão logo identificou esse acesso não autorizado. Até a noite de ontem, os sites Americanas, Submarino e Shoptime seguiam fora do ar, com o aviso de suspensão.

Desde então, a Americanas não deu mais detalhes sobre o problema nem indicou quando os serviços devem voltar a funcionar. No Twitter, a empresa tem dado a mesma resposta já divulgada no fim de semana aos clientes que reclamam de atrasos em entregas. (Estadão Conteúdo)