Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Dez milhões não sabem que têm valor a receber

18 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: José Cruz / Agência Brasil)

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, cerca de 10,3 milhões de pessoas -- físicas e jurídicas -- que possuem “dinheiro esquecido” em contas bancárias ainda não realizaram consulta do saldo por meio do novo serviço da autarquia, o Sistema de Valores a Receber (SVR). O BC estima que, aproximadamente, 28 milhões de CPFs e CNPJs tenham quantias a serem sacadas.

Porém, até as 18h da quarta-feira apenas 17,7 milhões -- pessoais físicas e pessoas jurídicas -- que possuem algum valor a ser retirado haviam feito a consulta. No total, quase 87 milhões de acessos foram realizados até o período, sendo que 69,2 milhões -- entre pessoas (67,78 milhões) e empresas (1,44 milhões) -- não têm recursos a receber.

O serviço foi aberto no dia 14 por meio do endereço https://valoresareceber.bcb.gov.br/. A página foi aberta pelo BC após uma alta demanda provocar queda do sistema Registrato, no final de janeiro.

A divisão de agendamentos para saques se dará de acordo com o ano de nascimento, para pessoas físicas, ou de criação da empresa, para pessoas jurídicas. (Estadão Conteúdo)