Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Ministra anuncia venda de fábrica de fertilizantes

05 de Fevereiro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. (Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pré-candidata ao Senado, informou durante evento em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, que a Petrobras fechou com o grupo russo Acron a compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3), localizada na cidade. Segundo a ministra, a informação foi recebida por telefone do próprio presidente da estatal, general Joaquim Silva e Luna.

De acordo com o secretário Jaime Verruck, da secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, as condições da negociação devem ser divulgadas pela Petrobras em fato relevante na semana que vem. Ele explicou, no site do governo do Estado, que o governo, a Prefeitura de Três Lagoas, a Petrobras e a Acron vão se reunir para negociar doação de terreno e concessão de incentivos fiscais.

A UFN3 teve a obra paralisada em dezembro de 2014. A estatal colocou a unidade à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no segmento de fertilizantes.

A empresa russa manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia. Com o avanço das negociações, a venda foi finalmente fechada, segundo a ministra. (Estadão Conteúdo)