Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Servidores federais farão assembleia amanhã (29)

28 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Rudinei Marques.
Rudinei Marques. (Crédito: Divulgação)

O presidente do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), Rudinei Marques, informou que as diversas categorias de servidores federais farão uma assembleia conjunta amanhã, dia 29, às 10h30, para decidir sobre eventual mobilização. “Essa crise veio em um momento ruim, com muitos servidores em recesso fora de Brasília. Está difícil articular e encontrar as pessoas. Mas tivemo uma reunião hoje (ontem) com as chefias de vários órgãos para medir o grau de insatisfação‘, afirmou.

Várias categorias do serviço público federal, como auditores fiscais, pressionam o governo federal por reajuste salarial em 2022.

A insatisfação aumentou depois que o presidente da República, Jair Bolsonaro, priorizou destinar R$ 1,7 bilhão para aumento salarial apenas de policiais federais, em um aceno eleitoral no ano em que tentará a reeleição.

Os auditores da Receita Federal já adotaram a operação padrão nos aeroportos e demais alfândegas do País, como forma de pressionar o governo a regulamentar o pagamento de um “bônus de eficiência” à categoria.

Para Marques, o ideal seria que as demais categorias seguissem a Receita Federal e fizessem um movimento em bloco, para evitar uma onda de “perseguições e retaliações” por parte do governo. “Vamos construir esse entendimento nos próximos dias. Não há mesa de negociação instalada, ainda vamos ter que trabalhar para abrir esse canal de comunicação com o governo. Em governos anteriores apresentávamos demandas e recebíamos sim ou não. Agora nem isso”, completa.

Na última sexta-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a concessão de reajuste a servidores públicos federais no próximo ano e afirmou que o teto de gastos públicos é “mortal”, um problema para o governo. Ele comentou sobre o bônus de eficiência dos auditores e reconheceu as dificuldades orçamentárias. “A gente não quer furar teto, fazer nenhuma estripulia, mas não custava nada atendê-los”, afirmou o presidente, que citou um impacto de aproximadamente R$ 200 milhões com o bônus aos auditores. (Estadão Conteúdo)