Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Varejo recua 0,1% em outubro, diz IBGE

09 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
No acumulado do ano, comércio apresenta alta de 2,6%.
No acumulado do ano, comércio apresenta alta de 2,6%. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (19/4/2021))

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro recuou 0,1% na passagem de setembro para outubro deste ano. É a terceira queda consecutiva do indicador, que acumula no trimestre uma perda de 1,8%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor também recuou 7,1% na comparação com outubro de 2020. No acumulado do ano e em 12 meses, o comércio varejista apresenta altas de 2,6%.

Na passagem de setembro para outubro, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram queda no volume de vendas: livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), móveis e eletrodomésticos (-0,5%), combustíveis e lubrificantes (-0,3%), supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%).

Por outro lado, três atividades apresentaram alta: tecidos, vestuário e calçados (0,6%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%).

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,9% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com outubro de 2020, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram recuo de 7,1% em outubro de 2021. Nesse confronto, as projeções variavam de uma queda de 8,1% a um recuo de 3,6%, com mediana de -6,1%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 6,3% no ano e aumento de 5,7% em 12 meses.

Inflação

Ao explicar a queda de 0,1% no volume de vendas do varejo restrito na comparação com setembro, o instituto destacou que “a inflação continua exercendo impacto nos indicadores, uma vez que a variação de receita nominal de vendas do varejo é positiva”. A receita nominal do varejo restrito avançou 0,7% ante setembro, segundo o IBGE.

Além da remarcação generalizada de preços, a dinâmica de renda e crédito também pesou sobre a atividade varejista em outubro, disse Cristiano Santos, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). (Estadão Conteúdo e Redação)