Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Programas sociais devem ser permanentes, afirma Guedes

Ministro disse que não está sendo otimista demais com os rumos da economia

08 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Guedes defende reduzir pobreza com dinheiro de privatizações.
Guedes defende reduzir pobreza com dinheiro de privatizações. (Crédito: JOSÉ CRUZ / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL (23/11/2021))

Após defender o uso de dinheiro levantado em privatizações na redução da pobreza, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que os programas sociais nunca devem ser abandonados.

“Somos liberais com a economia, mas democratas para reduzir desigualdades”, afirmou o ministro durante participação em fórum da consultoria Eurasia, onde também disse que “adoraria” se o Brasil tivesse um partido chamado Liberal Democrata.

Guedes reiterou a promessa de avançar as privatizações e abrir a economia, de modo a engatar um novo ciclo de crescimento baseado em investimentos ambientalmente sustentáveis. No total, disse, mais de US$ 100 bilhões em investimentos estão contratados para os próximos dez anos, em grande parte decorrente das concessões de infraestrutura.

O ministro repetiu ontem que não está sendo otimista demais ao prever o crescimento da economia em 2022, enquanto boa parte do mercado já espera estagnação ou mesmo uma nova recessão no próximo ano.

‘Não estou vendendo sonhos, estou falando de fatos reais. Será um ano difícil, porque estamos lutando contra a inflação. Com o Banco Central independente combatendo a inflação, o crescimento potencial será menor, mas haverá uma desaceleração apenas” reafirmou. “Sou muito cético sobre projeções que erraram ano após ano sobre o Brasil”, acrescentou.

Paulo Guedes reconheceu que o ambiente político em 2022 será bastante conturbado devido à disputa eleitoral, mas disse estar confiante na continuidade de aprovação de reformas mesmo em meio ao embate das candidaturas. “Vai haver muito barulho político em 2022, com fake news de todos os lados. Mas tenho certeza que vamos privatizar os Correios e a Eletrobras em 2022 e inclusive aprovar mais reformas, mesmo em um ano eleitoral”, afirmou.

Confiança

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem em evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que o ministro da Economia é “a confiança no mercado”. Alçado a “Posto Ipiranga” nas eleições de 2018, Guedes foi uma espécie de fiador da então candidatura de Bolsonaro junto a investidores, mas perdeu apoio em segmentos do mercado diante da crise econômica e das dificuldades em aprovar reformas no Congresso.

O presidente também disse que o governo “faz por merecer” a confiança que recebe. Por outro lado, pediu aos líderes industriais presentes no evento que sigam confiando no Executivo. (Estadão Conteúdo)