Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Maksoud Plaza, hotel ícone de São Paulo, encerra atividades

08 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Empreendimento estava em recuperação judicial desde 2020.
Empreendimento estava em recuperação judicial desde 2020. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Um dos ícones da hotelaria de São Paulo, o Maksoud Plaza anunciou ontem o encerramento das atividades. O espaço -- que esteve no auge nos anos 1980 e 1990 e recebeu celebridades nacionais e internacionais, como Frank Sinatra -- continuará a existir enquanto marca.

Em crise, o hotel estava em recuperação judicial desde 2020, cuja ação apontava dívida de R$ 81 milhões. Em nota assinada pela administradora (HM Hotéis) e a controladora (Hidroservice Engenharia), o fechamento é atribuído à “crise da Covid-19” e ao “plano de reestruturação do Grupo Hidroservice”.

O comunicado aponta que novidades e novos empreendimentos serão anunciados “em breve”, sem trazer detalhes. Além disso, não é informado o destino do espaço físico do hotel, localizado na rua São Carlos do Pinhal, na região da avenida Paulista, conhecido pela fachada colorida, os elevadores panorâmicos e a vista do centro expandido paulistano.

Na nota, são lembrados os mais de 3 milhões de pessoas que se hospedaram em seus 416 quartos. Segundo o comunicado, clientes com reservas agendadas serão “imediatamente” reembolsados.
O hotel foi uma das principais referências em luxo e hospedagem cinco estrelas no País desde a inauguração, em 1979. Mais recentemente, já não tinha o glamour das primeiras décadas e oferecia hospedagens a preços mais acessíveis à classe média.

Uma reportagem publicada pelo Estadão em 2020 apontou que o espaço era alvo de uma longa disputa familiar. Em 2011, por causa de uma dívida trabalhista da controladora Hidroservice, o imóvel -- avaliado em cerca de R$ 400 milhões -- foi a leilão judicial. (Estadão Conteúdo)