Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

CVM apura anúncio sobre a redução de preços de combustíveis da Petrobras

07 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Comissão de Valores investiga vazamento de informações.
Comissão de Valores investiga vazamento de informações. (Crédito: SUAMY BEYDOUN / AGIF / ESTADÃO CONTEÚDO / ARQUIVO)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu ontem um processo administrativo envolvendo a Petrobras após o presidente Jair Bolsonaro (PL) declarar no domingo que a estatal anunciaria a redução nos preços dos combustíveis até o fim do ano. Foi o terceiro processo aberto pela xerife do mercado de capitais desde outubro por causa de declarações do presidente sobre a companhia.

A autarquia não detalha o teor das investigações do processo aberto para tratar de “notícias, fatos relevantes e comunicados”, mas confirma que seu conteúdo envolve as recentes declarações do presidente. Como a Petrobras é uma companhia listada na Bolsa, os movimentos da petroleira precisam ser comunicados para todo o mercado simultaneamente, para não configurar vazamento de informação.

“A Petrobras começa nesta semana a anunciar redução no preço do combustível”, afirmou Bolsonaro ao site Poder360 no domingo, sem detalhar o porcentual. Em outra entrevista no domingo, para a CNN, Bolsonaro disse que “a redução no preço dos combustíveis será automática e deve ser anunciada nos próximos dias, até o final de dezembro.”

Desmentido

Com a repercussão da declaração, a Petrobras emitiu comunicado ao mercado ontem para desmentir o presidente. A estatal informou que não antecipa decisões sobre reajustes de preços. “A Petrobras reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato da volatilidade externa e da taxa de câmbio causada por eventos conjunturais”. Em 26 de outubro, a xerife do mercado já havia aberto um processo dois dias após Bolsonaro declarar que os combustíveis deveriam ter novo reajuste devido à alta do preço do barril de petróleo. (Estadão Conteúdo)