Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Ônibus elétrico pode baratear o transporte, diz Bolsonaro

30 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Presidente Jair Bolsonaro.
Presidente Jair Bolsonaro. (Crédito: AFP)

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmaram ontem que a adoção de ônibus elétricos no País tem o potencial de baratear o preço do transporte coletivo. As falas vieram após os dois receberem no Palácio da Alvorada, fora da agenda oficial, representantes da Marcopolo, empresa do setor que apresentou ao governo justamente um protótipo da tecnologia.

Na avaliação de Guedes, o ônibus elétrico da Marcopolo é uma “celebração do empreendedorismo brasileiro”. “É o Brasil reagindo com uma tecnologia verde para tentar justamente derrubar o preço do transporte público de massa”, declarou o ministro, mesmo após citar um salto nos preços da energia elétrica no mundo inteiro.

Bolsonaro foi além e associou a iniciativa ao valor dos combustíveis, hoje em disparada. “Os preços dos combustíveis estão altos no Brasil, as causas disso são algumas. Isso aqui ônibus elétrico vem então para nos ajudar”, disse. O presidente também elogiou o projeto de ônibus elétrico da Marcopolo. “É um protótipo. Ainda, obviamente, custa caro, mas a tendência é baixar o preço.”

O chefe do Executivo e Guedes ainda afirmaram que o Brasil vive um processo de reindustrialização. Também presente, o secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, atribuiu o suposto fenômeno a ações tomadas pelo governo. “Participação da indústria tem aumentado, graças a políticas que esse governo implementou”, declarou. (Estadão Conteúdo)