Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Chuva alivia térmicas, mas conta segue alta

18 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Reservatórios de hidrelétricas se recuperaram parcialmente.
Reservatórios de hidrelétricas se recuperaram parcialmente. (Crédito: JOEL SILVA / FOTOARENA / ARQUIVO ESTADÃO CONTEÚDO)

A partir desta semana, o Operador Nacional do Sistema (ONS) está mais seletivo no acionamento de usinas termelétricas, após meses funcionando com o máximo da potência do sistema elétrico brasileiro para evitar racionamento ou apagões no horário de ponta, informou o diretor-geral do órgão, Luiz Carlos Ciocchi. Mas, até abril, o brasileiro ainda receberá a conta pressionada pela tarifa de escassez hídrica, referente à seca registrada este ano, e o impacto do custo das termelétricas contratadas para atravessar o período seco, de abril a outubro.

As chuvas vieram antes do esperado, disse Ciocchi, que projetava um fim de ano como o de 2020, quando elas só chegaram em dezembro e foram insuficientes para recuperar os reservatórios das hidrelétricas. Este ano, chegaram dois meses antes, para alívio do Sistema Interligado Nacional (SIN), operado pelo ONS.

Ele ressaltou que o operador se preparava para uma situação mais adversa, e que, apesar de não se falar em racionamento, antes do início das chuvas já havia alertas de que poderiam ocorrer problemas no horário de ponta (meio da tarde). (Estadão Conteúdo)