Buscar no Cruzeiro

Buscar

Investimento

Brasil cresce acima da média mundial, diz Guedes em Dubai

Ministro da Economia convidou países árabes a investir na infraestrutura brasileira

16 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Paulo Guedes discursou no fórum Invest in Brazil, em Dubai
Paulo Guedes discursou no fórum Invest in Brazil, em Dubai (Crédito: EVARISTO SÁ / ARQUIVO AFP (4/11/2021))

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que o Brasil foi uma das economias que “menos caíram, votaram mais rápido e criaram mais empregos” após o impacto da pandemia de Covid-19. Ao discursar na abertura do fórum Invest in Brazil, dia dentro da Expo Dubai voltado para o País, afirmou que a economia está crescendo “acima da média mundial”.

“Isso graças a uma orientação do nosso presidente de não deixar nenhum brasileiro para trás durante a pandemia. Não faltou dinheiro para saúde, mas ao mesmo tempo prosseguimos com as reformas estruturantes”, afirmou o ministro a empresários.

Segundo ele, a economia está crescendo, apesar das constantes projeções para baixo de economistas e instituições financeiras, e do aumento da taxa de juros promovido pelo Banco Central para tentar conter a alta da inflação. Guedes disse que o Brasil tinha “muito juros” no passado e que agora estão “mais baixos”.

De acordo com ele, além do crescimento de 5,5% neste ano, o Brasil tem mais de US$ 100 bilhões de investimento estrutural contratados nos próximos anos.

“A economia era um paraíso dos rentistas, e o inferno dos empreendedores. Agora o Brasil está virando um paraíso para os empreendedores. Os juros estão mais baixos, a economia está crescendo mais rápido, e o eixo de crescimento vai ser o setor privado”, afirmou Guedes.

O ministro voltou a dizer que deseja atrair os “petrodólares” para o País, principalmente para infraestrutura, e disse aos árabes que eles podem ser os “sócios ideais” para os recursos naturais do Brasil.

“Vendo essa demonstração de capacidade de reciclagem de petrodólares, vendo como no meio das areias do deserto toda essa riqueza emergiu, são sócios ideais para os recursos naturais que temos no Brasil.
Precisamos dessa parceria no Brasil. Seremos sócios na criação e na reciclagem desses recursos”, disse Guedes, que citou ainda a privatização do porto de Santos como oportunidade.

“O Brasil prossegue com as reformas. Banco Central independente, gatilhos fiscais, marco regulatório do gás natural, do petróleo, das ferrovias, seguimos fazendo a transformação e esperamos que os senhores participem dessa mudança‘, disse.

The Economist

Guedes também afirmou que a revista The Economist “está errando todas” sobre o governo brasileiro. Em reportagem sobre o País, a revista inglesa disse que o presidente Jair Bolsonaro é “nocivo à economia do Brasil”.

Para o ministro, a publicação já espalhou previsões que se mostraram exageradas. ‘Falaram que o Brasil ia cair 10% (na pandemia), cai 4%, que a Inglaterra ia cair 4%, caiu 10%”. (Estadão Conteúdo e Redação)