Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Onyx defende portaria que proíbe demitir não vacinados

04 de Novembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Onyx Lorenzon, ministro do Trabalho e Previdência.
Onyx Lorenzon, ministro do Trabalho e Previdência. (Crédito: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil )

O ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, criticou a ação de partidos no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a portaria assinada por ele que proíbe empresas de demitir funcionários que se recusarem a receber a vacina contra a Covid-19. A norma tem sido contestada tanto por entidades patronais e advogados, quanto por sindicatos que representam o trabalhador, e é questionada no STF pelos partidos Rede Sustentabilidade e Solidariedade.

“Hoje, o Solidariedade e a Força Sindical estão como Pôncio Pilatos: lavando as mãos e entregando o trabalhador para ser crucificado. A cruz do trabalhador é a demissão”, atacou o ministro, em entrevista à CNN Brasil. Ele disse também que as entidades sindicais estão se colocando ao lado dos patrões.

Em dezembro do ano passado, o STF autorizou a aplicação de medidas restritivas para quem se recusar a se vacinar contra a Covid-19. A decisão estabelece que a imunização obrigatória não significa, no entanto, a vacinação forçada da população, que não pode ser coagida a se vacinar. (Estadão Conteúdo)