Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internacional

Avalanche no Equador deixa três pessoas mortas

O deslizamento de neve não tem relação com a atividade vulcânica e deve-se às condições climáticas

25 de Outubro de 2021 às 11:45
Agência Brasil
Foto divulgada pela assessoria de imprensa da Polícia Nacional do Equador, mostrando veículos durante uma operação de resgate após um deslizamento de neve
Foto divulgada pela assessoria de imprensa da Polícia Nacional do Equador, mostrando veículos durante uma operação de resgate após um deslizamento de neve (Crédito: AFP PHOTO / ECU911 )

Uma avalanche no vulcão nevado Chimborazo no centro andino, o mais alto do Equador, atingiu um grupo de montanhistas, provocando três mortes e deixando três pessoas desaparecidas, informaram as autoridades equatorianas.

"As informações são de que há três montanhistas desaparecidos, três mortos e sete resgatados de um total de 16 pessoas", informaram em comunicado os bombeiros de Quito, que apoiam a operação de resgate.

Os escaladores são equatorianos, segundo o jornal El Comercio, de Quito.

O deslizamento de neve não tem relação com a atividade vulcânica e, segundo os bombeiros, deve-se "às condições climáticas".

"Enquanto eles escalavam o nevado Chimborazo, uma avalanche caiu sobre o grupo, que estava a uma altitude de 6.100 metros acima do nível do mar", informaram os bombeiros.

O Chimborazo, um vulcão potencialmente ativo com neve eterna, situado 130quilômetros ao sul de Quito, tem 6.263 metros de altitude, sendo o mais alto do Equador e um dos principais do mundo.

No sopé ficam as cidades de Riobamba e Ambato, capitais das províncias de Chimborazo e Tungurahua.

O maciço, onde se pratica esqui, atrai escaladores equatorianos e estrangeiros.

Policiais e militares especializados em operações de alta montanha, assim como socorristas, seguiram para o Chimborazo, onde as autoridades instalaram um posto de comando unificado para coordenar as ações de resgate.