Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Greve dos tanqueiros é suspensa em Minas

23 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Divulgação / Sindtanque-MG)

Depois de provocar filas em postos de gasolina e deixar bombas de abastecimento vazias no Estado de Minas Gerais, a greve dos tanqueiros, motoristas que transportam combustível, foi encerrada na tarde de ontem, um dia após ser iniciada. A suspensão foi anunciada pelo presidente do Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque), Irani Gomes. Houve paralisação também no Rio de Janeiro, com menos adesão. Em São Paulo, a mobilização também foi anunciada, mas não ganhou corpo.

Segundo Gomes, houve um acordo com as distribuidoras para encerrar a greve. O movimento, no entanto, pode ser retomado no dia 1º de novembro, para quando estava prevista uma mobilização mais ampla, que foi antecipada em Minas. “Após a sensibilidade das distribuidoras, junto às transportadoras de combustíveis do Estado de Minas Gerais, resolvemos suspender a paralisação. Mas ainda aguardamos uma posição do governo”, disse, em vídeo, na página do sindicato em rede social.

Os tanqueiros reivindicam redução das alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um tributo estadual, sobre o preço do combustível. Segundo Gomes, a luta é pela redução da alíquota atual de 15% sobre o diesel para 12%, como era praticado no Estado até 2011.

Desde a noite de quinta-feira, filas se formaram nos postos de Belo Horizonte e região metropolitana. Alguns postos elevaram o preço da gasolina, que chegou a custar quase R$ 7 o litro. (Estadão Conteúdo)