Buscar no Cruzeiro

Buscar

Imóvel para investimento vale a pena?

22 de Outubro de 2021 às 15:28
Dicas fundamentais que podem te ajudar na hora de aplicar o seu dinheiro no setor imobiliário
Dicas fundamentais que podem te ajudar na hora de aplicar o seu dinheiro no setor imobiliário (Crédito: Depositphotos)

Não resta dúvidas de que o mercado imobiliário está crescendo bastante nos últimos tempos. Mas mesmo com esse tipo de aplicação em alta, surgem incertezas de quando vale a pena adquirir um imóvel para investimento. Afinal, existe um momento ideal?

O que sabemos é que hoje existem diferentes alternativas para quem quer comprar um imóvel. Os novos bancos digitais e fintechs chegaram para trazer praticidade e rapidez na aquisição de crédito, oferecendo modalidades com juros baixos e parcelas a longo prazo, como é o caso do empréstimo com garantia de imóvel.

Nesse texto você conhece algumas dicas fundamentais que podem te ajudar na hora de aplicar o seu dinheiro no setor imobiliário. Acompanhe!

Região

Pode parecer sem importância pensar na região onde o imóvel que você deseja investir estará, mas não é. É fundamental que você observe com cautela a região onde o mesmo está localizado. Isso porque, dessa forma, você fica sabendo se o local tem ou não chances de valorização futuramente.

Dentre os fatores que você precisa avaliar antes de se decidir se vale a pena ou não investir em um imóvel, podemos elencar:

  • Analise os planos do poder público para a região
  • Veja se existe a possibilidade de construção de metrôs, praças, pontos de ônibus e hospitais no local
  • Observe se há projetos de iniciativa privada na região, como shoppings centers e escolas

Uma dica é olhar os bairros que ficam próximos à região central da cidade. Isso porque esses bairros, normalmente, são os que possuem uma chance maior de ocupação e valorização.

Juros baixos

Certamente, você já esperava que esse item estivesse neste artigo. Afinal, quem gostaria de investir em um imóvel quando os juros estiverem lá em cima? Obviamente que ninguém, não é mesmo? Por isso, na hora de pensar em tal investimento, verifique antes como estão os juros do mercado.

Com juros baixos, também existe a chance de as instituições financeiras cortarem as taxas de crédito imobiliário, o que garante mais uma vantagem para o seu investimento. Ou seja, se as condições do mercado estiverem assim, invista porque as chances de lucro são bem altas.

Comprar na baixa para vender na alta

Certamente, investir em imóveis nesse caso sempre será lucrativo. Basicamente, você só precisa se lembrar da lei da oferta e da procura. Se não houver procura, consequentemente, os preços vão cair e você conseguirá investir em imóveis com valores abaixo do mercado.

Em contrapartida, quando o cenário muda, é a sua chance de obter lucro, vendendo o imóvel com um preço maior do que quando você comprou. Impossível existir chance melhor do que essa para obter lucros extraordinários.

Alternativa aos bancos

Existem muitos jovens que já pensam em investir para obter lucro, mas não possuem capital para isso. Imóveis costumam ser investimentos caros e que precisam de um bom planejamento e maturidade para que os lucros sejam positivos.

Por isso, se você não possui uma boa quantia ou uma boa estabilidade financeira, talvez esse não seja o momento para você investir em imóveis. Você pode procurar outras aplicações para investir o seu dinheiro, como por exemplo o Tesouro Direto. Para quem está iniciando no mundo dos investimentos, essa pode ser a opção mais indicada.

Em quais imóveis investir?

Agora que você já sabe quando é o momento ideal de adquirir um imóvel para investimento, vamos continuar. Iremos explicar os diferentes tipos de imóveis que há no mercado para você aplicar seu dinheiro. Afinal, se engana quem acha que só pode investir em casa ou apartamento.

Invista em terrenos

Os terrenos são grandes geradores de riqueza. Há pessoas que compram terrenos por preços baixíssimos e os vendem, anos depois, por milhões. A dica é investir em terrenos no entorno de grandes capitais. A longo prazo você poderá ter um alto lucro, por conta da expansão do local.

Invista em imóveis na planta

Esse é outro tipo de investimento que muitas pessoas fazem. Compram imóveis na planta para revendê-los depois que as obras forem iniciadas. Só não esqueça de analisar o imóvel corretamente antes de comprá-lo com esse intuito. Isso porque não são todos os imóveis na planta que garantem essa vantagem para você.

Invista em imóveis usados

Sempre há casas ou apartamentos que são menosprezados pelo consumidor final. Se você for um bom investidor, você poderá identificar as melhores oportunidades para reformar esse imóvel e vendê-lo com um retorno lucrativo em um curto prazo. O segredo, como sempre, é apenas saber aproveitar as oportunidades.

Invista em imóveis para locação

O segredo para obter lucro com este tipo de imóvel é saber escolher corretamente. Afinal, existem muitas oportunidades em segmentos distintos, como salas comerciais, galpões, hotelaria, casa de veraneio… conhecendo cada um desses negócios, você poderá ter um lucro absurdamente alto.

Esperamos que você tenha entendido quando adquirir um imóvel para investimento e quais são os tipos de imóveis que você pode aplicar o seu dinheiro. Agora é com você, decida quais são as melhores opções para o objetivo que você deseja atingir e bons lucros.