Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Prévia do PIB recua 0,15% em agosto e acumula 6,41% no ano

16 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: BRUNO ROCHA / FOTOARENA / ARQUIVO ESTADÃO CONTEÚDO (31/7/2019))

Após registrar alta por dois meses consecutivos, o Banco Central informou ontem que seu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) caiu 0,15% em agosto em comparação com o mês de anterior, na série já livre de influências sazonais Em julho, o avanço havia sido de 0,23% (em dado revisado). No ano, o IBC-Br acumula alta de 6,41% até agosto e de 3,99% em 12 meses.

Em agosto, o desempenho do varejo ampliado, que registrou queda de 2,5%, decepcionou as expectativas, conforme o indicador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta da inflação afetou de maneira acentuada o volume de vendas de supermercados e postos de combustíveis no período e contribuiu para que o comércio varejista brasileiro registrasse seu pior mês de agosto em pelo menos duas décadas.

O comportamento da indústria, que tem sofrido diante dos problemas na cadeia de suprimentos global, também ficou aquém do esperado para o período e registrou queda de 0,7%. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada no último dia 5 de outubro pelo IBGE, o mês de agosto foi o terceiro consecutivo em que o setor registrou perdas.

Se varejo e indústria tiveram resultados abaixo do esperado, o volume de serviços prestados, por outro lado, ficou acima do previsto e registrou alta de 0,5%. O resultado tem relação com o avanço da vacinação contra a Covid e o consequente processo de reabertura da economia.

Conhecido como uma “prévia do Banco Central para o PIB”, o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2021 é de crescimento de 4,7%, estimativa que foi atualizada no último Relatório Trimestral de Inflação (RTI), no mês passado.

No último Relatório de Mercado Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira, dia 11, a projeção para o crescimento do PIB em 2021 ficou em 5,01%. O Focus reúne as projeções dos economistas do mercado financeiro. (Estadão Conteúdo)