Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Serviços avançam para nível mais alto em 6 anos

Melhora nos números da pandemia de Covid contribuíram para o resultado

15 de Outubro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Serviços prestados às famílias cresceram 4,1% em agosto.
Serviços prestados às famílias cresceram 4,1% em agosto. (Crédito: LUIZ SETTI / ARQUIVO JCS)

Em meio ao avanço da imunização da população contra a Covid-19 e a melhora nos números da pandemia, o volume de serviços prestados no País teve uma expansão de 0,5% em agosto ante julho, no quinto mês consecutivo de crescimentos.

Com o resultado, o setor de serviços já opera 4,6% acima do nível de fevereiro de 2020, no pré-pandemia, além de ter alcançado o patamar mais elevado desde 2015, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Continua sendo um dado bastante positivo, sobretudo nos que reagiram pior ao fechamento da economia, como os prestados às famílias, caso de hotelaria, restaurantes e turismo. Essa reação rápida dá a segurança de que a reabertura, de fato, está acontecendo”, disse o economista Carlos Lopes, do Banco BV. Lopes espera que o setor perca um pouco de fôlego nos próximos meses, mas ainda lidere a retomada da atividade econômica até o fim do ano.

Quatro das cinco atividades de serviços registraram avanços em agosto ante a julho: informação e comunicação (1,2%), transportes (1,1%), serviços prestados às famílias (4,1%) e outros serviços (1,5%). O único resultado negativo foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,4%)

A elevação no número de brasileiros vacinados e o aumento na mobilidade das pessoas entre as cidades brasileiras estão por trás do desempenho positivo. “Tem esses dois movimentos, um deles reduzindo as perdas (dos serviços presenciais), outra parte um dinamismo, um aproveitamento das empresas que atuam em segmentos que não foram tão afetados pela pandemia e aproveitaram novas oportunidades”, apontou Rodrigo Lobo, gerente da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.

Abaixo do pico

O setor de serviços vem mostrando recuperação nos últimos meses, mas ainda operava em agosto 7,1% abaixo do ponto mais alto registrado em novembro de 2014. Os serviços prestados às famílias estavam 27,1% abaixo do pico de outubro de 2013, enquanto os serviços de informação e comunicação operavam no patamar mais elevado da série histórica

Os serviços profissionais, administrativos e complementares estavam 20,6% abaixo do ápice de junho de 2013, e os transportes funcionavam 6,4% aquém do pico de fevereiro de 2014. O segmento de outros serviços estava 3,4% abaixo do auge de agosto de 2011. (Estadão Conteúdo)