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Economia

Comércio prevê 5% a mais nas vendas para o Dia das Crianças

01 de Outubro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Lojas prepararam decoração e vitrines especiais.
Lojas prepararam decoração e vitrines especiais. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (28/9/2021))

O Dia das Crianças pode aumentar as vendas no comércio em Sorocaba em até 5%, na comparação com o mesmo período do ano passado. A estimativa é da Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e vale também para Votorantim. Uma pesquisa divulgada pela Acso aponta que 52% dos entrevistados já se decidiram pela compra de presentes para comemorar a data. Os brinquedos são os preferidos.

No centro da cidade, vitrines de lojas exibem brinquedos, roupas e acessórios para presentear as crianças. Temas de personagens, como super-heróis, também decoraram as lojas e chamam a atenção das crianças.

A pesquisa da Acso feita em parceria com a Athon Ensino Superior, aponta ainda que a maioria dos entrevistados (53%) compraram presentes em 2020 e, em 2021, 52% deles já se decidiram pela compra. Somente uma pequena parcela (11%) ainda está indecisa, porcentual menor que o registrado no ano passado (16%).

Quanto ao local escolhido para as compras, 21% dos consumidores afirmaram que os shoppings serão os escolhidos, seguido das lojas do Centro (20%). No entanto, 48% prefere as vendas on-line.
Em relação aos presentes escolhidos, a grande maioria (71%) vai presentear os pequenos com brinquedos, 37% com itens de vestuário e 16% com eletrônicos.

A pesquisa revela a clara mudança nos hábitos de compra dos consumidores -- do comércio físico para o e-commerce -- ocasionada pela pandemia. “O consumidor incorporou em sua rotina as compras pela internet. Assim, torna-se cada vez mais necessário que os lojistas passem a atuar de forma intensa no mundo digital, buscando novos canais de vendas, criando soluções próprias ou cooperativas e atuar com evidência nas redes sociais. O Dia das Crianças será um grande termômetro para as compras de fim de ano”, diz Sérgio Reze, presidente da Acso. (Ana Claudia Martins)