Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Guedes: governo lançará Plano de Crescimento Verde

28 de Setembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Intenção é mudar imagem do Brasil nessa área, diz ministro.
Intenção é mudar imagem do Brasil nessa área, diz ministro. (Crédito: FABIO RODRIGUES POZZEBOM / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL (27/4/2021))

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que o governo vai lançar um Plano de Crescimento Verde mostrando que Brasil vai gastar US$ 2,5 bilhões em infraestrutura de economia ecológica. Em evento do International Chamber of Commerce (ICC), Guedes afirmou que a intenção é mudar a imagem internacional do Brasil nessa área. “Queremos que o Brasil seja uma potência verde e digital”, comentou.

Segundo o ministro, o governo também lançará em breve um novo modelo de financiamento das exportações brasileiras, que terá a participação do Novo Banco de Desenvolvimento, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de instituições internacionais de fomento.

Para a indústria, o recado mandado por Guedes durante o evento do ICC é o de que o setor precisa trabalhar para voltar a crescer e a contribuir para o desenvolvimento do Brasil. O ministro disse que o setor precisa “sair da frente da Netflix” para ‘correr na esteira‘.

“Meu acordo com a indústria brasileira é: vamos sair do Netflix e correr na esteira. A indústria brasileira precisa ir para a esteira ao invés de engordar vendo Netflix”, disse o ministro da Economia.

Precatórios

A comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios (dívidas judiciais) aprovou ontem um convite para ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o tema.

Caso o ministro aceite, a data da sessão ainda será marcada. A autoridade convidada pode ou não comparecer, mas a oposição já alertou que uma negativa de Guedes poderia ensejar um requerimento para convocá-lo -- o que tornaria sua presença obrigatória. (Estadão Conteúdo e Redação)