Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Tempo bom e o calor atraem pessoas aos parque públicos

15 de Setembro de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Douglas, a esposa Juliana e a filha Gabriela aproveitaram o tempo bom para passear.
Douglas, a esposa Juliana e a filha Gabriela aproveitaram o tempo bom para passear. (Crédito: MANUEL GARCIA (14/9/2021))

Com o clima “quente”, os passeios em parques se tornam mais frequentes. Em Sorocaba não é diferente. Mesmo no meio da semana, famílias buscam alternativas para fugir um pouco do calorão. E quem aproveita para lucrar são os comerciantes que trabalham próximo a essas áreas de lazer. O Parque das Águas, no Jardim Abaeté, recebeu muitos visitantes ontem (14), dia que mais fez calor no ano, com máxima de 37ºC. O recorde anterior foi de 34,2ºC, em 8 de setembro.

Porém, o tempo “virou” no período da tarde. Muitas nuvens chegaram acompanhadas de vento forte. Algumas pessoas que passeavam pelo parque se apressaram para ir embora, pois ficaram com receio da chuva chegar.

Douglas Costa, de 42 anos, é uma das pessoas que estava com a família no parque. Acompanhado da esposa Juliana Costa, 40, e da filha Gabriela Costa, 12, ele conta que, na folga do trabalho, foi a um compromisso próximo ao local e, depois, resolveu passar por lá para aproveitar o dia de sol.

“A gente sai mais quando faz calor. Hoje estava fazendo muito sol, mas agora o tempo deu uma virada, está ventado bastante. Mas o importante mesmo é se hidratar quando o tempo está assim, né?”, disse Juliana.

Com mais pessoas saindo de casa no calor, consequentemente, há mais movimentação nos estabelecimentos. Ronaldo de Moura, de 41 anos, é proprietário de um comércio próximo ao Parque das Águas que vende água de coco, sorvete, açaí e bebidas refrescantes.

Ele tem notado diferença no comportamento dos consumidores nos últimos dias. “Com esse calorão, a galera não aguenta ficar em casa. Eles saem mais, querem passear. Para nós que trabalhamos no mercado de sorveteria é ótimo, tem mais movimento”, relata.

Previsão

Hoje (15) o dia será chuvoso, com mínima de 15ºC e máxima de 30ºC. A umidade relativa do ar fica entre 40% e 90%, considerável dentro dos padrões ideais para a saúde humana. Na região de Sorocaba, as temperaturas caem amanhã (16) e na sexta-feira (17). Por outro lado, no sábado (18) a previsão é de calor intenso, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Amanhã (16) será ainda mais fresco. Com algumas nuvens no céu, a temperatura mínima prevista é de 15ºC e a máxima de 24ºC. Não chove e a umidade do ar fica entre 50% e 90%.

Sexta-feira (17) tem possibilidade de chuva isolada a qualquer hora do dia. A mínima é de 16ºC e máxima de 26ºC. A qualidade do ar tende a melhorar.

Após três dias de queda nas temperaturas, o sábado (18) chega com máxima de 31ºC e mínima de 16ºC. O dia vem acompanhado de algumas nuvens, mas não chove. Os índices da umidade do ar ficam entre 40% e 90%. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)