Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Turismo registra alta na venda de pacotes e aumento de voos

05 de Setembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Recife é um dos destinos nacionais mais concorridos.
Recife é um dos destinos nacionais mais concorridos. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Vários movimentos sinalizam a gradual retomada do turismo no Brasil: novas vendas de pacotes, mais voos dentro do País e para o exterior e cada vez mais países abertos para brasileiros. Mas são as viagens domésticas que respondem pela maior parte das viagens, com destaque para o litoral do Nordeste.

Dados do IPC Maps, instituto especializado em potencial de consumo brasileiro, apontam que os brasileiros devem gastar mais com viagens até o fim de 2021, em relação ao total de 2020, mais ainda abaixo do patamar pré-pandemia (2019). Levantamentos das associações que representam as agências de viagens e as operadoras de turismo (que são as empresas que negociam e montam os pacotes com hotéis e companhias aéreas) mostram que a venda ainda está abaixo da média, mas vem crescendo.

O boletim de julho da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), feito em parceria com a UP Soluções, aponta que 58% das associadas ainda não chegaram à metade do faturamento histórico, mas 17% atingiram ou ultrapassaram o total de vendas de 2019. Mais de 80% dos embarques foram vendas novas. A maior parte dos roteiros vendidos pelas operadoras associadas foi usufruída no próprio mês da compra (julho) ou será até o fim de 2021.

Segundo a pesquisa da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), realizada com o Sebrae, entre as viagens mais procuradas pelos turistas, 84% eram para destinos de praia. De cada dez agências integrantes da Abav, seis esperam ter aumento no faturamento ainda neste ano. Um terço dos empreendedores ouvidos no levantamento pretendem contratar funcionários até dezembro.

Entrada liberada

Mais destinos internacionais vêm liberando a entrada de viajantes do Brasil. Depois de Suíça, França e Canadá (este a partir de 7 de setembro), Espanha e Alemanha engrossaram a lista de países abertos para brasileiros vacinados com o esquema completo.

Mas a retomada do turismo está forte mesmo dentro do Brasil. O boletim da Braztoa mostra que 88% das viagens tiveram como destino cidades brasileiras. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), o número de voos no Brasil em agosto chegou a 70% do que era antes da pandemia.