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Economia

MPEs ampliam uso dos canais digitais para negócios

Metade ainda depende de plataformas de terceiros, como redes sociais

05 de Setembro de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
WhastsApp, Facebook e Instagram são algumas das redes sociais mais usadas para vendas pelas médias e pequenas empresas.
WhastsApp, Facebook e Instagram são algumas das redes sociais mais usadas para vendas pelas médias e pequenas empresas. (Crédito: REPRODUÇÃO)

Como efeito da pandemia da Covid-19, um terço das micro e pequenas empresas (MPEs) passou a fazer negócios pela internet, segundo pesquisa realizada pela Boa Vista, empresa de inteligência analítica. Das companhias, 57% têm garantido parte de seu faturamento por conta da atuação em canais de vendas como e-commerce e por meio da divulgação de produtos e serviços em suas redes sociais. Destas, 22% declararam que mais de 50% de suas receitas dependem dos canais digitais.

Entre as MPEs que aderiram ao digital no último ano, 25% já realizam negócios e vendas por site próprio. Por outro lado, quase metade das entrevistadas ainda dependem de plataformas de terceiros, como marketplaces e também das redes sociais para divulgarem seus produtos e serviços, e criarem novas oportunidades de vendas.

“O movimento de digitalização dos negócios nas MPEs se consolida cada vez mais, expandindo e aumentando e oportunidades para as áreas de TI e Inovação”, avalia Lola de Oliveira, diretora de Marketing e Relacionamento com o Cliente da Boa Vista.

Durante a pandemia, a executiva destaca que o uso dos canais digitais tem sido a solução para a manutenção e sobrevivência desses negócios.

Entre as redes sociais mais utilizadas por essas empresas se destaca o WhatsApp, apontado por 32% dos entrevistados. Na sequência, figuram Facebook e Instagram, com 26% e 25%, respectivamente.

A tentativa de alavancar vendas por meio da divulgação de produtos e serviços e a busca por estreitar relacionamento com clientes foram apontadas por 27% e 25% das empresas, respectivamente, como finalidade do uso das redes sociais.

Outros motivos passam pela busca de inspiração por novos produtos (15%), incentivo de novos negócios (15%), acompanhamento de tendências (15%) e divulgação de oportunidades de trabalho (3%). (Estadão Conteúdo)