Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Carteira de crédito deve crescer 1,3%, prevê Febraban

25 de Agosto de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Depositphotos.com)

O saldo total da carteira de crédito deve crescer 1,3% em julho, impulsionado pela retomada econômica e nova rodada do Pronampe, estima a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Caso a projeção se confirme, o ritmo de expansão anual da carteira deve ficar estável em 16,3%, patamar considerado bastante elevado pela instituição.

Como principal destaque de julho, a Febraban prevê o desempenho da carteira Pessoa Jurídica, que pode avançar 1,3%. Já a carteira livre, deve surpreender positivamente, crescendo 1,0%, apesar da sazonalidade negativa do mês. O movimento é favorecido pela reabertura do comércio e retomada da economia, com a flexibilização de medidas de distanciamento social e avanço da vacinação no País.

Enquanto isso, a carteira direcionada, que se retraiu em cinco dos últimos seis meses, poderá ganhar novo fôlego com a reedição do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e registrar alta de 2,0%. Ainda assim, o ritmo de expansão anual da carteira Pessoa Jurídica deve seguir acomodando, de 14,8% para 14,3%.

Em 2021, os R$ 20 bilhões para a nova versão do Pronampe se esgotaram após 15 dias de operação, beneficiando 266 mil empresas. (Estadão Conteúdo)