Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Ministra da agricultura alerta para crise hídrica

Tereza Cristina garantiu que não haverá falta de alimentos

20 de Agosto de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Ministra participou da entrega de equipamentos a índios.
Ministra participou da entrega de equipamentos a índios. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (25/6/2021))

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, fez um alerta ontem para a situação da crise hídrica nacional. “A seca deste ano é maior, temos que estar vigilantes”, declarou, durante evento de entrega de equipamentos agrícolas e lideranças indígenas em Cuiabá, Mato Grosso. Por outro lado, a ministra garantiu que haverá abastecimento de alimentos. “O povo brasileiro tem comida nos supermercados. Não faltou e não faltará”, disse ela.

Além da seca, neste momento de pouca chuva e baixos níveis nos reservatórios de água, o processo inflacionário dos alimentos foi outro ponto reconhecido por Tereza Cristina. Ela também atribuiu a disparada dos preços à pandemia de Covid-19. “Estão caros, sim. Nós temos uma inflação mundial dos alimentos. A pandemia desordenou o sistema produtivo mundial”, afirmou.

Tereza Cristina participou do evento ao lado do presidente Jair Bolsonaro, e do ministro do Turismo, Gilson Machado. Os três ressaltaram que a entrega de maquinário aos povos indígenas vai ajudar quem “deseja trabalhar”. Os ministros articulam nos bastidores candidaturas ao Senado nas eleições de 2022 e têm rodado o País junto a Bolsonaro.

No dia 23 de julho, a ministra esteve em Minas Gerais e disse que seria definida uma solução para os prejuízos causados a cafeicultores do Estado em decorrência das geadas, situação agravada por ocorrer logo após período de seca.

Na ocasião, Tereza Cristina, disse que a solução seria encontrada em conjunto com os governos federal e de Minas Gerais, cooperativas e prefeitos.

Na terça-feira, Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) para ampliar em até 200 mil toneladas os estoques públicos de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que serão vendidos aos pequenos produtores rurais. (Estadão Conteúdo e Redação)