Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Great Wall compra fábrica da Mercedes

19 de Agosto de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Montadora chinesa adquiriu planta industrial em Iracemápolis.
Montadora chinesa adquiriu planta industrial em Iracemápolis. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A chinesa Great Wall efetivou a compra da fábrica de automóveis de luxo da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, após anos planejando a sua entrada no mercado brasileiro. A venda da unidade foi confirmada ontem pela Mercedes, que fechou em dezembro a fábrica onde produzia os modelos Classe C (sedã) e GLA (utilitário esportivo), atribuindo a decisão, na época, às dificuldades, agravadas pela pandemia, da economia brasileira.

O negócio com a Great Wall envolve toda a fábrica de automóveis, incluindo terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, prédios e equipamentos de produção.

Na nota do anúncio, em que não abre o valor de venda da fábrica, a Mercedes informa que sua rede de concessionárias seguirá funcionando normalmente, vendendo agora apenas carros importados. Também assegura que a decisão não afeta a produção de caminhões e chassis de ônibus no Brasil.

Os planos da Great Wall no Brasil incluem aumentar em cinco vezes a capacidade de produção da fábrica adquirida da Mercedes, de onde a montadora chinesa pretende fabricar carros não apenas ao mercado brasileiro, mas também a países vizinhos do continente.

Assim que a fábrica for entregue pelos alemães, o que deve acontecer até o fim deste ano, a Great Wall começa a adaptar as instalações as suas linhas de produtos, elevando o potencial de produção para 100 mil automóveis por ano. A unidade, que produzia modelos premium da Mercedes, foi projetada para montar no máximo 20 mil veículos por ano.

O Brasil faz parte do projeto de internacionalização da Great Wall, cujos últimos movimentos envolveram ainda a compra de fábricas da General Motors (GM) na Índia e na Tailândia, esta inaugurada há dois meses.

No ano passado, a montadora vendeu 1,1 milhão de veículos em todo o mundo, sendo 67% do total -- 750 mil unidades -- referente a vendas de utilitários esportivos da Haval, marca cotada a ser produzida em Iracemápolis. (Estadão Conteúdo e Redação)