Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Panasonic encerra produção de aparelhos de TV

13 de Agosto de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Empresa continua produzindo micro-ondas e geladeiras.
Empresa continua produzindo micro-ondas e geladeiras. (Crédito: DIVULGAÇÃO PANASONIC)

Há quatro décadas produzindo televisores na Zona Franca de Manaus (AM), a Panasonic vai deixar de fabricar esses aparelhos no Brasil. A linha de montagem será encerrada em dezembro, com a demissão de 130 trabalhadores, 5% do efetivo da empresa no País, atualmente por volta de 2.400.

A subsidiária da Panasonic Corporation do Japão, que iniciou as atividades no Brasil em 1967, mantém no País a produção de pilhas, eletrodomésticos da linha branca, som automotivo e equipamentos para empresas, como aparelhos de ar-condicionado para shoppings e hospitais, por exemplo.

Segundo Sergei Epof, vice-presidente de Appliance na Panasonic do Brasil, o encerramento da produção de TVs e áudio no País segue a estratégia global traçada a partir de 2012 pela companhia para diversificar linhas de produtos, com foco na sustentabilidade do negócio.

Em 2012, 80% da receita da companhia no Brasil -- que o executivo não revela quanto é -- resultava da venda de TVs. Hoje, TVs representam 8%.

Quase um ano depois, a empresa repete a decisão da concorrente Sony, também japonesa e afetada pela perda de competitividade pelo mesmo problema.

Com a entrada maciça das fabricantes coreanas, como Samsung e LG, e chinesas nesse segmento, as margens de lucro foram achatadas e o ganho começou a vir da escala de produção, explicam especialistas. Com isso, outras companhias perderam competitividade.

Em Manaus, a empresa continuará produzindo fornos de micro-ondas, som para carros e placas eletrônicas usadas na lavadoras, além de geladeiras fabricadas na unidade de Extrema (MG), onde houve recentemente 120 contratações. (Estadão Conteúdo e Redação)