Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Após 2 meses de alta, venda no varejo cai 1,7%

12 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
placeholder
placeholder

As vendas do varejo caíram 1,7% em junho ante maio, após dois meses de alta, informou ontem o IBGE. Para especialistas, a pressão da inflação fez a diferença em junho, mas a queda ante maio não muda o cenário de retomada, ainda que gradual, até o fim do ano.

Segundo Cristiano Santos, gerente da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, desde o início do ano a atividade do varejo vem encontrando dificuldades de se sustentar nos níveis recordes atingidos em outubro e novembro de 2020. Na segunda metade do ano passado, em meio à retomada após o fundo do poço da crise causada pela Covid-19, as vendas cresceram com o impulso do auxílio emergencial, as entregas em domicílio e o relaxamento nas medidas de restrição.

De dezembro em diante, porém, o desempenho tem rateado. No primeiro trimestre, as vendas do varejo tombaram 4,4% em relação ao quarto trimestre de 2020, informou Santos. Pesaram aí novas restrições ao funcionamento das lojas, por causa da segunda onda da pandemia, segundo o pesquisador do IBGE.

E-commerce

O comércio eletrônico bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021 e atingiu R$ 53,4 bilhões em faturamento. O resultado aponta um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números são da 44ª edição do Webshoppers, relatório elaborado pela Ebit Nielsen e realizado em parceria com o Bexs Banco. Houve alta de 7% no número de pedidos, que chegou à marca de 100 milhões.