Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Anfavea indica cenários futuros de motorização

11 de Agosto de 2021 às 00:01
Agência Brasil
Indústria automotiva planeja novas gerações de veículos.
Indústria automotiva planeja novas gerações de veículos. (Crédito: DIVULGAÇÃO / NISSAN)

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou ontem, durante seminário em São Paulo, três cenários para o futuro da motorização dos veículos nos próximos 15 anos, com base na realidade brasileira.

O primeiro, chamado de Inercial, mostra a transformação dos veículos no ritmo atual, sem metas estabelecidas, nem organização dos setores envolvidos tanto no transporte quanto na geração de energia, além da ausência de políticas públicas de incentivo da eletrificação dos automóveis.

O segundo, batizado de Convergência Global, seria o mais acelerado para acompanhar os movimentos já existentes nos países mais desenvolvidos. O terceiro é o Protagonismo de Biocombustíveis, um caminho que privilegiaria combustíveis verdes, mas com um grau de eletrificação semelhante ao do cenário Inercial.

“Ultimamente, temos observado eventos climáticos extremos, como enchentes na Europa e na China, incêndios devastadores no Mediterrâneo e nos Estados Unidos, seca e geadas no Brasil, além de temperaturas aumentando em escala global. O tema ficou ainda mais em pauta com a divulgação, feita segunda-feira pela ONU, do relatório Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes.

Segundo ele, esse debate é fundamental e inadiável, para que a indústria automotiva saiba como direcionar seus investimentos para as próximas gerações de veículos, além de inserir o Brasil no setor automotivo global. (Agência Brasil)