Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Argentina aposta em recuperação econômica

08 de Agosto de 2021 às 00:01
AFP
O presidente argentino Alberto Fernández.
O presidente argentino Alberto Fernández. (Crédito: AFP / Argentina's Presidency Press Office / Esteban Collazo)

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou na sexta-feira um plano de “aberturas sustentadas e progressivas” das restrições contra a Covid-19, para a “recuperação das atividades” e previu um crescimento da economia de 7% para este ano e de 4,5% em 2022.

“Hoje vê-se um novo horizonte”, disse o presidente em um pronunciamento da Casa Rosada. Ele afirmou que a prioridade é aumentar o porcentual de segundas doses de vacina em adultos.

Fernández disse que em agosto a “prioridade é aumentar o porcentual de segundas doses” em adultos, enquanto se continua vacinando com a primeira adolescentes de 12 a 18 anos com comorbilidades.

Até o momento, quase 25,95 milhões de pessoas (80% dos maiores de 18 anos e 57% da população total) tomou pelo menos uma dose, dos quais 8,18 milhões (17,7% de todos os argentinos) estão com o esquema vacinam completo.

A Argentina, com 45 milhões de habitantes, superou na sexta-feira os 5 milhões de contágios, com 107.213 mortos.

No sentido da vacinação, Fernández afirmou que a Argentina está “em pleno caminho da recuperação econômica” e previu que o país vai crescer “cerca de 7%” em 2021 e 4,5% em 2022. “A vacina é a melhor política econômica”, insistiu Fernández.

Em 2020, em meio à pandemia que agravou uma recessão que durava dois anos, o Produto Interno Bruto do país despencou 9,9%.

Segundo Fernández, “há setores da economia que estão em um nível similar ou melhor ao que estavam em 2019”. O presidente argentino disse aspirar que a recuperação que já é registrada na indústria e na construção (+22,4% e 61,6%, respectivamente na comparação interanual do acumulado do primeiro semestre), se transfiram a setores como turismo e lazer. (AFP)