Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Para conter inflação, BC acelera alta da Selic

Taxa básica de juros passou de 4,25% para 5,25% ao ano

05 de Agosto de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Selic elevou juros pela 4º vez consecutiva e sinaliza nova alta.
Selic elevou juros pela 4º vez consecutiva e sinaliza nova alta. (Crédito: ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

Após insistir durante meses no discurso de que a escalada da inflação era temporária, o Banco Central admitiu ontem que a alta dos preços “continua se revelando persistente”. Para tentar segurar a inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu acelerar o ritmo de alta da Selic (a taxa básica de juros) e anunciou um aumento de 1 ponto porcentual, de 4,25% para 5,25% ao ano.

Esta foi a quarta alta consecutiva dos juros, sendo que nas três decisões anteriores o BC havia subido a taxa em 0,75 ponto porcentual. Há 18 anos, desde fevereiro de 2003, os juros não subiam de uma só vez 1 ponto. Mais do que acelerar o processo, o BC já sinalizou que em setembro aplicará aumento na mesma magnitude, para 6,25% ao ano.

Na economia, manter os juros em patamares mais altos é uma estratégia para controlar o avanço da inflação. No entanto, taxas elevadas significam que o custo para a tomada de crédito também tende a crescer -- justamente em um momento em que a atividade econômica tenta se recuperar da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Desde o segundo semestre do ano passado, a alta dos valores das commodities no mercado internacional -- como soja e milho -- tem elevado o custo dos alimentos no mercado interno. Para piorar, os preços dos combustíveis também vêm contribuindo para o avanço do IPCA -- o índice oficial de inflação, que nos 12 meses até junho subiu 8,35%. Mais recentemente, a estiagem em diversas regiões do País elevou os custos da energia elétrica, enquanto a geada provocada pelo frio aumentou a pressão sobre os alimentos.

Em maio, a instituição ainda defendia a ideia que os choques de preços de alimentos e energia elétrica eram “temporários”. No comunicado de ontem, no entanto, a instituição traçou um cenário mais pessimista. “A inflação ao consumidor continua se revelando persistente”, reconheceu o BC.

Outro fator que vem sendo citado pelos economistas do mercado financeiro também foi mencionado pelo BC: a sustentabilidade das contas públicas. No comunicado de ontem, o Copom voltou a dizer que o “risco fiscal elevado” é um fator para o aumento de preços no Brasil. Desde a semana passada, a visão no mercado financeiro é de que o risco fiscal aumentou após o Ministério da Economia ter dito que não há espaço, no Orçamento, para o pagamento de R$ 90 bilhões em precatórios em 2022. A ideia do governo é propor parcelamento de uma parte desses débitos em até dez anos. (Fabrício de Castro e Eduardo Rodrigues - Estadão Conteúdo)