Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Desemprego segue em nível recorde e Guedes contesta dados

31 de Julho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Marcos Santos / USP Imagens )

Números divulgados ontem pelo IBGE mostram que o mercado de trabalho segue como uma das maiores preocupações da economia brasileira. A taxa de desemprego ficou em 14,6% no trimestre terminado em maio, apenas 0,1 ponto abaixo do nível de abril. São 14,795 milhões de desempregados, ainda nas máximas históricas. Logo após o anúncio dos dados, o ministro da Economia, Paulo Guedes, atacou o IBGE, subordinado à sua pasta. Guedes disse que o órgão vive na “idade da pedra lascada”, ao criticar sua metodologia para retratar o mercado de trabalho.

O desemprego cresceu com mais pessoas em busca de uma ocupação, já que a evolução da população ocupada aponta para a criação de vagas, ainda que em ritmo insuficiente. Na crítica, porém, Guedes olhou apenas para os dados do emprego formal, divulgados pelo ministério na quinta-feira -- e que apontaram a geração de 1,5 milhão de vagas no primeiro semestre.

“A Pnad do IBGE está metodologicamente atrasada, é uma pesquisa feita pelo telefone. É muito superior a metodologia do Caged, que vem diretamente das empresas”, disse Guedes. “Ele (o IBGE) ainda está na idade da pedra lascada, baseado em métodos que não são os mais eficientes.”

O IBGE não comentou a crítica, refutada por economistas e ex-presidentes do instituto. (Estadão Conteúdo)