Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Construção civil deve crescer 4% este ano

Presidente da Cbic diz que setor é "Ferrari com freio de mão puxado"

27 de Julho de 2021 às 00:01
Agência Brasil
Juros baixos e maior oferta de crédito incentivam setor.
Juros baixos e maior oferta de crédito incentivam setor. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (19/7/2021))

Mesmo com a pandemia de Covid-19 e desafios impostos por escassez e aumento nos custos do aço, a expectativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) para o crescimento do setor em 2021 subiu de 2,5% para 4%. A projeção é do estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção do 2º Trimestre de 2021, realizado pela Cbic.

O setor da construção começou 2021 com expectativa de crescer 4% no ano. Com os desafios decorrentes da pandemia e a continuidade dos aumentos nos custos dos materiais, a previsão foi reduzida para 2,5%, em março. E agora voltou para 4%, o maior crescimento desde 2013.

O presidente da Cbic, José Carlos Martins, disse que o principal problema do setor é a falta ou o custo de matéria-prima, mas que a demanda consistente por imóvel, as baixas taxas de juros e o incremento do crédito imobiliário vão continuar ao final de 2021 e em 2022.

Martins afirmou que a recuperação do setor está ocorrendo em ritmo abaixo do seu potencial. “O setor da construção é como uma Ferrari com freio de mão puxado”, disse. “Poderíamos ter recorde de contratações e geração de empregos. Mas uma série de temores aos empresários fez com que não chegássemos ao nível de atividade a que poderíamos chegar.”

O presidente da Cbic voltou a defender a redução no Imposto de Importação do aço para favorecer a oferta do produto para o mercado local.

Outro problema, segundo Martins, foram os ruídos na proposta de reforma tributária, que apontavam para um potencial aumento da carga tributária do setor, tema que continua provocando incertezas. (Agência Brasil e Redação)