Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Maior demanda por energia elétrica põe reservatórios em risco

23 de Julho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Há expectativa de aumento do consumo nos próximos meses.
Há expectativa de aumento do consumo nos próximos meses. (Crédito: MARCELLO CASAL JR. / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL)

A perspectiva de aumento no consumo de energia nos próximos meses, puxado pelos setores do comércio e serviços, associada a uma perspectiva mais “realista” sobre a quantidade de usinas termelétricas efetivamente disponíveis para geração de energia, devem levar os reservatórios próximo ao limite em meados de novembro, quando termina o período seco no País. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o impacto maior seria nos subsistemas Sul e Nordeste.

Além do crescimento da demanda pelos setores do comércio e serviços, a manutenção do ritmo elevado das indústrias, principalmente daquelas voltadas para a exportação, elevaram a perspectiva de demanda de energia para os próximos meses, diz a nota técnica emitida ontem pelo ONS.

Os dados sobre a disponibilidade de térmicas também foram revisados, já que as usinas podem estar indisponíveis por diferentes motivos.

Diante do cenário, o ONS apresentou uma série de recomendações para atenuar as consequências da escassez de água. Entre elas a avaliação, em conjunto com a Agência Nacional de Águas e Saneamento (Ana), do uso de reservatórios das hidrelétricas das bacias do rio Grande e do São Francisco para garantir o fornecimento de energia no País e a aplicação de medidas para aumentar a disponibilidade de energia termelétrica. (Estadão Conteúdo e Redação)