Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Brastemp e Consul vão ampliar produção

21 de Julho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Whirlpool, dona das marcas, anunciou investimento.
Whirlpool, dona das marcas, anunciou investimento. (Crédito: ERICK PINHEIRO / ARQUIVO JCS)

A americana Whirlpool, dona de marcas como Brastemp e Consul, acaba de anunciar o primeiro investimento em aumento de capacidade no Brasil em cerca de uma década. A companhia fará aporte de R$ 240 milhões em sua fábrica de máquinas de lavar roupas, em Rio Claro (SP), e na de refrigeradores, em Joinville (SC). A empresa fará também um novo centro administrativo, na capital paulista.

O presidente da Whirlpool na América Latina, João Carlos Brega, diz que o aumento da capacidade vai gerar aproximadamente 3 mil empregos, entre diretos e indiretos. A companhia, que possui capital aberto na Bolsa de Nova York (Nyse), não divulga o volume de produção no Brasil nem qual será o crescimento da capacidade com os investimentos. Segundo o executivo, o quadro de funcionários vai ser ampliado em 30%.

A companhia bateu o martelo sobre os investimentos recentemente, em plena pandemia, uma vez que a demanda por produtos da linha branca, como geladeiras e máquinas de lavar roupa, deu um salto no isolamento social. “Quando chegou a crise sanitária, em 2020, estávamos indo buscar os patamares de produção de 2013 e 2014. No fim, a nossa demanda foi uma das menos prejudicadas”, disse o executivo.

No primeiro trimestre, as vendas da companhia na América Latina cresceram 35,4%, desconsiderando o impacto do câmbio, para US$ 732 milhões, segundo demonstrativo financeiro da companhia. O resultado, conforme o documento, foi puxado pelo desempenho dos negócios no Brasil e no México.

No Brasil, de janeiro a março, o mercado de linha branca teve crescimento de 11,64%, com a venda de 4,03 milhões de unidades, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). (Estadão Conteúdo e Redação)