Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Guedes ouve empresários sobre reforma tributária

17 de Julho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
O ministro da Economia, Paulo Guedes.
O ministro da Economia, Paulo Guedes. (Crédito: Antonio Cruz / Arquivo Agência Brasil (25/1/2021))

O ministro da Economia, Paulo Guedes, se reuniu ontem com empresários para ouvir sugestões e reclamações do texto da reforma tributária e afirmou que está aberto a mudanças.

Um empresário que esteve no encontro confirmou que Guedes está confiante com a colaboração do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O ministro admitiu que o primeiro texto não era positivo para a iniciativa privada e se comprometeu a não aumentar a carga tributária das empresas e a compensar o aumento do imposto sobre os dividendos com a redução do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica.

De acordo com Gabriel Kanner, presidente do Instituto Brasil 200, o ministro afirmou que é necessário taxar os dividendos, mas que, como haverá uma “redução agressiva” do IRPJ, o governo vai deixar de arrecadar R$ 50 bilhões.

Mas a conta vai fechar, ainda mais com o governo estando em uma situação fiscal pouco favorável? “Ele pontuou que há um aumento da arrecadação com a recuperação econômica e que haverá espaço para essa redução”, diz Kanner. (Estadão Conteúdo)