Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

VW terá centro de pesquisa de motores a bicombustível

13 de Julho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Divulgação / VW Caminhões)

Enquanto se move para aposentar até meados da próxima década o motor convencional a combustão interna na Europa, a Volkswagen decidiu fazer do Brasil um centro de pesquisa e desenvolvimento de sistemas de propulsão de automóveis que utilizam etanol e outros biocombustíveis como energia.

A decisão do grupo alemão parte da premissa de que a transição da indústria rumo ao carro elétrico não vai acontecer na mesma velocidade em todas as partes do mundo, de modo que motores a combustão interna seguirão sendo produzidos em mercados onde a substituição de tecnologia levará mais tempo.

O papel do Brasil será de desenvolver a esses mercados, que em grande parte usam gasolina como fonte de energia, soluções mais limpas, complementando a evolução gradual da produção de veículos elétricos ou híbridos.

O centro de desenvolvimento do Brasil vai funcionar de forma independente em relação às demais operações da montadora no mundo. Segundo Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen na América Latina, o objetivo será de não somente desenvolver soluções que reduzam as emissões dos propulsores convencionais como estudar o uso de etanol como fonte de recarga das baterias de carros elétricos. (Estadão Conteúdo)