Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Itapeva lidera cultivo de soja em São Paulo

10 de Julho de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Municípios da região do sudoeste paulista se destacam.
Municípios da região do sudoeste paulista se destacam. (Crédito: ALDO V. SILVA / ARQUIVO JCS)

Itapeva se manteve em primeiro lugar na produção de soja do Estado de São Paulo na safra 2020/2021. No último levantamento divulgado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), o município aparece como maior produtor, com área de cerca de 210 mil hectares. O segundo colocado, Assis, apresenta área de produção de aproximadamente 158 mil hectares.

Clima e altitude favoráveis, solo fértil e sementes certificadas estão entre os fatores para o sucesso da produção de soja entre os produtores do município localizado na região sudoeste no Estado.

David Latapiat, gerente geral da Sementes Cerrado de Cima, explica que a escolha por uma semente de qualidade resulta em plantas de alto desempenho e com potencial produtivo muito mais elevado. Para o engenheiro agrônomo Vandir Daniel da Silva, que acompanha o desenvolvimento das lavouras de soja no município e na região, trata-se de um conjunto de motivos que contribuem para a alta produtividade. Segundo ele, mesmo em sequeiro, o produtor tem obtido excelentes índices.

A Fazenda Pouso Alto, em Itapeva, chegou a produzir em área irrigada 121 sacas de soja por hectare, vencendo inclusive a 13ª edição do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). A média nacional calculada pela Conab para esta temporada foi de 58,3 sacas de soja por hectare.

Outros municípios produtores de soja que se destacam na região sudoeste de São Paulo são Capão Bonito, Itapetininga e Itararé.

Geada afeta safra futura de café no PR

As geadas que atingiram o Paraná no fim de junho deverão afetar mais a produção de café da próxima safra do que a atual, avalia o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado. As geadas atingiram parte do parque cafeeiro paranaense, sobretudo na parte norte-central.

Em relação à safra atual, o departamento comenta que, aparentemente, não foi prejudicada. (Da Redação)