Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Bolsonaro e Fernández ‘duelam’ sobre Mercosul

09 de Julho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Abertura da cúpula foi realizada por videoconferência.
Abertura da cúpula foi realizada por videoconferência. (Crédito: ALAN SANTOS / PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (8/7/2021))

Os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Argentina, Alberto Fernández, “duelaram” ontem na abertura da cúpula de chefes de Estado do Mercosul, que marca a passagem da presidência do bloco das mãos dos argentinos para os brasileiros

Com visões antagônicas sobre os principais pontos de impasse atuais do bloco, os dois defenderam suas posições nos discursos iniciais, alfinetando a outra parte.

Fernández usou a palavra “consenso” várias vezes em sua fala, evocando que se trata da “espinha dorsal” do tratado de criação do Mercosul, que completou 30 anos em 2021. O presidente brasileiro argumentou que usar como veto a regra que determina que as decisões do bloco devem ser consensuais terá efeito de consolidar um ceticismo quanto ao Mercosul.

Pelas regras do Mercosul, mudanças no bloco só podem ser feitas se houver consenso entre os quatro membros. Para o Brasil, isso na prática funciona como um veto da Argentina, que é contrária às medidas de “modernização” defendidas pelo governo brasileiro e pelo Uruguai.

Bolsonaro deixou claro que a prioridade da presidência brasileira do bloco, que se estende pelos próximos seis meses, será perseguir a flexibilização de regras. Os governos dos quatro integrantes do bloco sul-americano, que tem ainda Paraguai e Uruguai, se revezam na presidência a cada seis meses.

O clima de embate entre os dois presidentes demonstrado ontem apenas enfatiza a falta de ânimo entre os membros do Mercosul, que vêm se desentendendo desde o início do ano. Na quarta-feira, durante reuniões preparatórias, o clima “azedou” depois que o Uruguai anunciou que partiria em busca de novos parceiros fora do bloco. Pelas regras do Mercosul, apenas são aprovadas tratativas comerciais bilaterais que não incluam a redução da tarifa externa comum (TEC), cobrada pelo bloco na importação de outros países. (Estadão Conteúdo)