Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Empresários são contra proposta de mudar IR

08 de Julho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Imposto de Renda (IRPF) 2021.
Imposto de Renda (IRPF) 2021. (Crédito: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

O setor empresarial se uniu para tentar barrar a tramitação do projeto do ministro da Economia, Paulo Guedes, que altera o Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas. Representantes de mais de 120 entidades enviaram ontem carta ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), alertando para possíveis impactos negativos e cobrando alterações no texto.

As associações empresariais pedem ainda que o Congresso vote primeiro a reforma administrativa (que mexe nas regras para contratar, promover e demitir os servidores públicos) antes das mudanças no IR, que incluem, entre outros pontos, a volta da taxação sobre a distribuição de lucros e dividendos -- até aqui, a medida que gerou mais polêmica. Ontem, Guedes voltou a defender a alteração.

O setor produtivo pediu a Lira mais prazo e espaço para discussão sobre as mudanças, com a criação de uma comissão especial para discutir um projeto que traga “uma solução equilibrada, com impacto neutro sobre a arrecadação e capaz de garantir crescimento com emprego”.

Os empresários não acreditam nos números do ministro de que não haverá aumento da carga tributária. (Estadão Conteúdo)