Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Arrecadação tem recorde em maio

30 de Junho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Guedes: momento favorável.
Guedes: momento favorável. (Crédito: EVARISTO SÁ / ARQUIVO AFP (11/5/2021))

A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 142 bilhões em maio, o maior valor para o mês na série histórica da Receita Federal, que teve início em 1995. O resultado representa um aumento real (descontada a inflação) de 70% na comparação com o mesmo mês de 2020, quando a economia brasileira sofria fortemente os efeitos da pandemia e muitas atividades fecharam para tentar conter a propagação do vírus.

No acumulado do ano até maio, a arrecadação federal somou R$ 744,8 bilhões, também o maior volume para o período da série histórica. O montante ainda representa um aumento real de 21% na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado.

No ano passado, o governo autorizou o atraso no pagamento de tributos como PIS, Pasep e Cofins e da arrecadação previdenciária, o que baixou a arrecadação entre abril e maio. Neste ano, como esses pagamentos não foram postergados, houve alta na receita desses tributos.

Além da base mais baixa no ano passado, contribuíram para o resultado a maior atividade econômica, que leva a um aumento no pagamento de impostos, resultado, entre outros fatores, do dinamismo do consumo da população e do aumento dos preços das commodities.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o resultado da arrecadação confirma o momento favorável da economia brasileira. “O Brasil foi até as portas do inferno (na arrecadação), quando estava voltando, fomos atingidos pela Covid.”

Reforma

Para enfrentar as resistências dos grandes empresários ao projeto de reforma tributária, Guedes sinalizou que o governo deve acelerar a queda do Imposto de Renda das empresas em 2022. Mas não quer abrir mão da volta da taxação na distribuição de lucros e dividendos com uma alíquota de 20%. Pela proposta do governo, a alíquota do IRPJ cairia cinco pontos porcentuais -- de 25% para 20% -- em dois anos. (Estadão Conteúdo)