Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Copom: inflação persiste, mas economia evolui positivamente

23 de Junho de 2021 às 00:01
Agência Brasil
(Crédito: Bruno Rocha / Fotoarena / Arquivo Estadão Conteúdo )

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) informou ontem que o aumento de 0,75 ponto porcentual na taxa básica de juros, a Selic, levou em consideração a “persistência da pressão inflacionária” maior que a esperada, sobretudo entre os bens industriais. Apesar da persistência, o comitê identifica tendência de melhora na economia do País. Na última quarta-feira (16), o Copom elevou a Selic de 3,5% ao ano para 4,25% ao ano.

“Adicionalmente, a lentidão da normalização nas condições de oferta, a resiliência da demanda e implicações da deterioração do cenário hídrico sobre as tarifas de energia elétrica contribuem para manter a inflação elevada no curto prazo, a despeito da recente apreciação do real”, informou a autoridade monetária ao divulgar a ata da reunião realizada na semana passada pelo comitê.

Apesar da persistência inflacionária apontada, o BC prevê uma “evolução mais positiva do que o esperado” para a economia brasileira, conforme vem sendo identificado nos indicadores recentes que mostram “revisões relevantes” nas projeções de crescimento. (Agência Brasil)