Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Monitor do PIB da FGV indica queda em abril

17 de Junho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Marcos Santos / USP Imagens)

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,7% em abril ante março, segundo o Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV). Na comparação com abril de 2020, a atividade econômica avançou 12,3% em abril de 2021.

“O elevado crescimento da economia em abril com relação ao mesmo mês do ano passado deve-se à comparação com uma base deprimida, tendo em vista que em abril do ano passado a economia atingiu a maior queda na série histórica iniciada em 2000. Isso fica evidente quando analisada a evolução do PIB contra os meses imediatamente anteriores, onde a atividade econômica não tem apresentado desempenho tão robusto. Esses resultados mostram que ainda é cedo para afirmar que a economia está crescendo de forma sustentável; para que isso ocorra é necessário que um porcentual maior da população esteja vacinado”, defendeu Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV, em nota oficial.

O Monitor do PIB antecipa a tendência do principal índice da economia a partir das mesmas fontes de dados e metodologia empregadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo oficial das Contas Nacionais. (Estadão Conteúdo)