Economia
VW inicia produção de caminhão elétrico
Em negociações com grandes redes varejistas e de olho em exportações, a Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou ontem a produção em série de caminhões elétricos de pequeno porte, o e-Delivery. O veículo foi desenvolvido no Brasil e as primeiras cem unidades serão entregues para distribuidores de bebidas da Ambev.
Antes, foram feitos em Resende (RJ) apenas unidades para testes. Além da Ambev, que tem contrato de intenção de compra de 1,6 mil e-Delivery até 2023, a VWCO anunciará novos clientes no próximo mês.
Para a fabricação do e-Delivery e ampliação da linha dos modelos a combustão, a VWCO contratou 500 funcionários. A produção inicial será de quatro caminhões elétricos por dia. A partir de 2023 a intenção é atingir 10 unidades diárias.
“De acordo com a demanda temos capacidade para ampliar mais a oferta”, diz Roberto Cortes, presidente da companhia. Ele informa que, por ser a única fabricante de caminhões leves elétricos do Grupo Volkswagen, as chances de exportação são grandes, principalmente para países da América Latina e da África.
O e-Delivery custa 2,7 vezes a mais do que o caminhão a combustão. O principal custo é a bateria, que é importada e seu valor equivale a cerca de metade do preço da versão elétrica. (Estadão Conteúdo)