Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Mercado eleva previsão de alta do PIB para 5,5%

03 de Junho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
(Crédito: Marcello Casal Jr. / Arquivo Agência Brasil )

Puxado por atividades exportadoras, como a agropecuária e a indústria extrativa, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,2% no primeiro trimestre do ano, na comparação com os últimos três meses de 2020. Divulgado ontem pelo IBGE, o resultado ficou acima das previsões do mercado -- que estimava avanço em torno de 0,7% -- e levou algumas instituições a projetar alta de até 5,5% no fechamento do ano. Ainda assim, uma terceira onda de Covid-19 no País e um eventual racionamento de energia são citados por analistas como os principais riscos para a atividade econômica.

Com o crescimento registrado entre janeiro e março, o PIB voltou ao patamar do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia. Mas ainda está 3,1% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica do País -- alcançado no primeiro trimestre de 2014. O resultado foi visto pelo governo como um sinal de acerto da política econômica.

Uma pesquisa do Projeções Broadcast com 22 instituições indicou melhora nas estimativas para o PIB no ano. A mediana passou de 4,2%, em sondagem antes da divulgação dos dados oficiais, para 5,0%. As apostas oscilam agora entre 3,3% e 5,5%. (Estadão Conteúdo)