Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Indústria fica abaixo do nível pré-pandemia

03 de Junho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo [email protected]
Produção industrial.
Produção industrial. (Crédito: JOSÉ PAULO LACERDA / CNI )

A indústria brasileira voltou a registrar perdas em abril. A produção recuou 1,3% em relação a março, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgados ontem pelo IBGE. O setor já acumula queda de 4,4% em três meses de recuos consecutivos.

Com o mau desempenho recente, a indústria passou a operar 1,0% abaixo do patamar de fevereiro de 2020, no pré-pandemia, após se manter por sete meses em nível mais elevado.

“Quando ainda crescia, em janeiro (de 2021), a indústria alcançou um saldo positivo de 3,5% em relação ao pré-pandemia”, observou André Macedo, gerente da Coordenação da Indústria do IBGE. O agravamento da pandemia no País e os problemas na demanda doméstica afetaram o desempenho da indústria em abril, disse o pesquisador.

Na passagem de março para abril, houve perdas na produção em 18 das 26 atividades investigadas. Segundo Macedo, a piora da pandemia afetou a indústria pela dificuldade no acesso a matérias-primas e pela elevação dos custos de produção. Ao mesmo tempo, houve reedição tardia do auxílio emergencial e em valor mais baixo que o do ano passado, a inflação em patamar elevado e o alto nível de desemprego. (Estadão Conteúdo)