Buscar no Cruzeiro

Buscar

Economia

Guedes: economia está em ‘rota surpreendente’

Ministro da Economia enfatizou previsão maior de crescimento do PIB brasileiro em 2021

01 de Junho de 2021 às 00:01
Estadão Conteúdo e Redação
Paulo Guedes disse que não faltará recurso para vacinas.
Paulo Guedes disse que não faltará recurso para vacinas. (Crédito: ANTÔNIO CRUZ / ARQUIVO AGÊNCIA BRASIL (25/1/2021))

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou que o governo e o mercado estão revendo as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2021. “A economia brasileira está de novo em uma rota surpreendente. Está dando indicações de que pode crescer bem acima dos 3,4% este ano. As revisões do mercado para crescimento estão acima de 4% e há quem preveja 5%”, afirmou, durante o Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF), um evento internacional sobre atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, organizado pela Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e governo federal. Esta é a primeira vez que o evento é realizado de forma virtual por causa da pandemia de coronavírus.

O ministro disse ainda que organismos internacionais erraram em previsões de crescimento do Brasil em 2020 e “parece que se equivocarão de novo em 2021”. Hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai divulgar o resultado do PIB do primeiro trimestre.

Guedes disse também que o governo está revendo sua projeção de déficit primário neste ano de 3,5% para abaixo de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). No evento com investidores internacionais, ele alegou que os gastos extraordinários estão sendo “gradualmente removidos” e o País está voltando à “trajetória de controle e responsabilidade nas contas públicas”.

“Não faltarão recursos para importação de vacina e produção local de imunizantes. Teremos produção própria de vacinas e aceleramos a importação do exterior”, completou Guedes.

O ministro da Economia enfatizou a potenciais investidores internacionais que uma Medida Provisória deve melhorar o ambiente de negócios no Brasil. “Vamos aprovar nos próximos dias MP que melhora o ambiente de negócios. Devemos melhorar de 30 a 40 posições no ranking mundial de ambiente de negócios”, disse.

Há dois meses, o governo federal editou a MP, apontada como um marco para consolidar mudanças no País, com forte impacto na facilidade de se fazer negócios no Brasil.

O ministro também disse aos investidores que o governo está reforçando a vocação da agroindústria brasileira e que este movimento não se dá na direção da produção agrícola, mas também de minerais. “Vamos reindustrializar o Brasil com energia barata”, disse ele, num momento em que aumentam as preocupações no País sobre a possibilidade de falta e energia.

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro participou da abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF) e disse que apesar de a crise sanitária criada pela pandemia da Covid-19 “ensejar preocupações”, ela “não tem o poder de comprometer o longo prazo de uma das maiores economias do mundo”.

“O Brasil está mais do que nunca preparado para oferecer oportunidades únicas a investidores de todo mundo por meio de suas potencialidades”, afirmou.

Bolsonaro também declarou lamentar pelas vidas perdidas devido à pandemia. Sem comentar o número de mortes pela doença, atualmente em mais de 460 mil pessoas, ele afirmou: “Manifesto meu pesar às famílias das vítimas”. Destacou ainda o número de vacinas aplicadas no País e acordos para compra de vacinas. (Estadão Conteúdo e Redação)